O Porto é uma das cidades mais populares de Portugal e, apesar de ser a segunda maior, é fácil de visitar num fim de semana. Este lugar tem uma magia especial que conquista quem o visita, graças à sua história, cultura, arquitetura e, claro, ao seu famoso vinho. Para facilitar a sua estadia, preparámos esta lista de locais essenciais no Porto.
A Ribeira
A Ribeira é um bairro antigo e muito emblemático, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO pela sua beleza, as suas ruas estreitas de paralelepípedos e sua arquitetura histórica.
É o lar de um grande número de restaurantes e cafés encantadores e oferece vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro e as vinícolas de Vila Nova de Gaia na margem oposta.
Ponte de D. Luís
A Ponte D. Luís I é, sem dúvida, uma das grandes joias arquitetónicas do Porto e um símbolo inconfundível da cidade. Foi inaugurado em 1886 e projetado por Téophile Seyrig, um colaborador de Gustave Eiffel, daí as claras reminiscências da Torre Eiffel na sua estrutura de ferro.
O objetivo da construção desta ponte era ligar Miragaia a Vila Nova de Gaia, dado o crescimento comercial que a cidade vivia durante o século XIX e que motivou a melhoria das comunicações entre este bairro do Porto e a cidade vizinha.
Tem dois pisos, um comprimento de 385 metros e uma altura de 44 metros. A parte superior é destinada ao metro, enquanto a parte inferior é para veículos. Ambas as áreas têm faixas para pedestres. Se atravessar no topo, verá uma vista panorâmica única sobre a Ribeira e o Rio Douro.
Livraria Lello
Para os amantes da literatura, a Livraria Lello é de visita imperdível. Localizada em um edifício neo-gótico do século XIX, cujo interior parece algo saído de um conto de fadas, com uma espetacular escadaria de madeira esculpida e janelas coloridas.
Tem uma grande variedade de livros em diferentes idiomas, por isso é perfeito de onde quer que você venha.
Esta livraria tem sido alvo de mitos e lendas urbanas. Diz-se que J.K. Rowling, que viveu dois anos no Porto, inspirou-se neste local para criar certos elementos da saga Harry Potter, como o Beco Diagonal.
Para poder visitar a livraria, deve comprar um ingresso lá ou através do link abaixo. O bilhete básico custa 8€ e o valor é deduzido do preço de um livro se o comprar.
Mercado de Bolhão
Este mítico mercado encontra-se num dos bairros mais bonitos da cidade e tem a sua origem em 1839, quando a praça foi construída. Em 1914, o arquiteto António Correia da Silva realizou o projeto de construção do Mercado do Bolhão, com um estilo inovador e moderno para a época.
É considerado um Bem de Interesse Patrimonial e um Monumento de Interesse Público. A sua estrutura metálica é dividida em dois andares, no primeiro você encontrará barracas de todos os tipos, desde flores, café, frutas, legumes, carnes, peixes, doces e vinhos até lembranças.
O segundo andar tem uma parte dedicada a exposições, feiras e congressos culinários e outra para novos restaurantes. Recomendamos que o visite, mesmo que não pretenda comprar nada, pela experiência de mergulhar neste lugar e na sua atmosfera.
Ver esta publicación en Instagram
Igreja de Santo Ildefonso
A Igreja de Santo Ildefonso remonta ao século 18 e está decorada com azulejos tradicionais portugueses brancos e azuis colocados em 1931 que contam cenas da vida de Santo Ildefonso e do evangelho.
O templo é em estilo barroco e rococó e não só se destaca pelo seu exterior, como o seu interior abriga belas obras de arte sacra. É um local ideal para apreciar a ligação entre a devoção religiosa e a rica tradição artística do Porto.
Ver esta publicación en Instagram
Jardins do Palácio de Cristal
Se você precisa de um pouco de paz e tranquilidade durante a sua viagem e quer se desconectar da agitação da cidade, os jardins do Palácio de Cristal devem ser sua próxima parada. Estão localizados na parte alta do Porto e oferecem vistas panorâmicas sobre o Rio Douro e toda a cidade.
Embora o palácio que deu nome a estes jardins tenha sido demolido em 1951, o parque continua a ser um dos locais mais bonitos da área. Você pode caminhar por suas trilhas, observar as esculturas que decoram os caminhos e até mesmo ver os patos, pavões ou galinhas que caminham pelo local à vontade.
Ver esta publicación en Instagram
Sé ou Catedral do Porto
Outro ponto essencial é a Sé ou a Sé do Porto. Este edifício, em estilo gótico-românico, iniciou a sua construção no século XII e testemunhou alguns dos momentos mais importantes da história da cidade. Na Praça da Catedral há uma coluna que foi usada para executar criminosos.
A Sé, além de se destacar pela sua arquitetura, também se destaca pelas impressionantes vistas panorâmicas que oferece a partir do seu terraço. A partir deste ponto elevado irá desfrutar de uma vista de 360 graus sobre os telhados do Porto, o Rio Douro e as adegas.
Ver esta publicación en Instagram
O Bairro de Miragaia
Menos conhecido que a Ribeira, mas igualmente encantador, é o bairro de Miragaia, um dos locais mais pitorescos e autênticos do Porto. É uma antiga área à beira-mar com ruas de paralelepípedos, casas coloridas e um ar tranquilo, ideal se quiser explorar uma parte mais local e menos turística.
Miragaia é perfeita para se perder sem rumo e desfrutar das ruelas estreitas e das suas vistas para o rio. Entre as suas atrações está o Mundo dos Descobrimentos, um museu interativo inspirado nas viagens dos navegadores portugueses.
Pode também visitar a Alfândega do Porto, um espaço cultural que acolhe exposições, ou o Palácio das Sereias, um edifício aristocrático construído no local de uma antiga judiaria e que se diz ter sido amaldiçoado.
Ver esta publicación en Instagram
Igreja e Torre dos Clérigos
Se há uma estrutura que define o horizonte do Porto é a Torre dos Clérigos, outro dos marcos que não pode perder. A torre, que faz parte do conjunto arquitetónico da Igreja dos Clérigos, é um dos melhores exemplos do barroco na cidade. Foi construído entre 1732 e 1750 pelo arquiteto Nicolau Nasoni e oferece a melhor vista panorâmica da cidade do topo de seus 240 degraus.
A Igreja dos Clérigos também merece uma visita. A sua fachada e interior barroco são um testemunho do esplendor arquitetónico da época e, juntamente com a torre, criam uma das imagens mais inesquecíveis da cidade.
Ver esta publicación en Instagram
A Capela das Almas
No coração da cidade encontra-se a Capela das Almas, um dos mais belos exemplos da tradição dos azulejos portugueses. Esta igreja, situada na Rua de Santa Catarina, deslumbra graças à sua fachada completamente revestida com 16.000 azulejos brancos e azuis com cenas da vida de Santa Catarina e São Francisco de Assis, os santos venerados no templo.
Rua de Santa Catarina
Saindo da Capela das Almas, recomendamos que passeie pela Rua de Santa Catarina, uma rua comercial pedonal no Porto que vai da Praça do Marquês de Pombal ao Café Majestic, um edifício de estilo modernista muito famoso.
Durante o seu passeio você verá diferentes lojas, restaurantes e a conhecida Fábrica de Natas, que tem doces típicos semelhantes aos de Belém.
Ver esta publicación en Instagram
As Caves de Vinho do Porto de Vila Nova de Gaia
Seria impensável falar de Porto sem mencionar um dos seus produtos estrela: o vinho do Porto. As Caves de Vinho do Porto de Vila Nova de Gaia, localizadas do outro lado da Ponte D. Luís I, são o local ideal para conhecer a história e o processo de elaboração deste vinho.
Nós encorajamos uma visita a uma dessas vinícolas para aprender sobre suas diferentes variedades e desfrutar de uma degustação. Algumas das mais conhecidas são Sandeman, Graham’s ou Cockburn’s.
Ver esta publicación en Instagram
Estação de São Bento
Por fim, nenhum passeio pelo Porto estaria completo sem uma visita à Estação de São Bento, considerada uma das mais belas estações de comboio do mundo. A sua grande atração reside nos mais de 20.000 azulejos que decoram o seu átrio, que narram episódios-chave da história de Portugal. É um verdadeiro museu de arte portuguesa que pode ser apreciado sem ter que pagar uma taxa de entrada.
Ver esta publicación en Instagram
O Porto é uma cidade que combina tradição e modernidade de uma forma magistral. No Hotel Carrís Porto Ribeira, poderá descansar num ambiente elegante e privilegiado graças à sua localização da Cidade do Porto.
Clique neste link e reserve já o seu quarto para a sua próxima viagem.