Uma das mais importantes e famosas celebrações da cidade do Porto é a Festa de São João. De 7 a 30 de junho, a cidade enche-se de festa, música, luzes e tradições que não pode deixar de presenciar pelo menos uma vez na sua vida.
A origem das Festas de São João remonta ao século XIV como uma festa pagã dedicada ao Deus Sol, em que se comemorava o solstício de verão com rituais que utilizavam o fogo para dar força ao sol. Por esta razão, faziam fogueiras, que ainda hoje são um símbolo desta celebração. Mais tarde, a Igreja Católica adotou a celebração para homenagear o apóstolo São João.
A Festa de São João é de grande importância no Porto e é celebrada na cidade há 700 anos. Efetivamente, a noite de S. João é um dos acontecimentos mais aguardados pelos seus habitantes, sendo uma data em que todos saem de casa para festejar nas ruas com grande sentimento e paixão.
Tem uma série de tradições e costumes próprios que animam o ambiente, como o salto da fogueira, emblema da festa, e o pedido de desejos. Estas fogueiras estão por todo o lado durante a noite de São João, pelo que não é difícil encontrar uma para saltar.
Um costume curioso que atrai muita atenção é o dos martelos de São João ou martelinhos, martelos de plástico coloridos com os quais as pessoas batem na cabeça dos seus amigos e familiares.
Por outro lado, se visitar a cidade durante esta noite mágica, não pode deixar de visitar os chamados arraiais, pequenas festas de bairro que estão por todo o lado no Porto. São o resultado do sentimento de união e comunidade que se cria durante este evento e oferecem música, bom ambiente e gastronomia típica portuguesa, como a sardinha.
Outra das tradições mais populares desta festa são os balões de São João. São balões de papel impulsionados por uma chama de vela que os habitantes locais e os turistas lançam para o ar para iluminar o céu do Porto, criando um espetáculo impressionante.
De referir ainda os manjericos, vasos de manjericos decorados com um cravo de papel e um verso romântico, que antigamente eram oferecidos como símbolo de amor.
O ponto alto das Festas de São João acontece à meia-noite, na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho. Nessa altura, é lançado um grande fogo de artifício a partir da ponte Dom Luís I. Acompanhados de música, cobrem de luz todo o céu da cidade e os transeuntes aglomeram-se ao longo das margens do Douro para assistir ao incrível espetáculo.